Inaugurando uma importante série aqui no site em que converso com várias pessoas donas do próprio negócio, para começar, entrevistei alguém muito importante que serve de inspiração para mim desde que me conheço por gente (embora às vezes eu tenha vontade de afogar a tal inspiração). Essa pessoa é a minha irmã mais velha que, com muita dedicação, se tornou uma dentista.
Para mim, ela é minha irmã que faz clareamento em mim, para os pacientes ela é a cirurgiã dentista Bárbara Meyer que, com apenas 22 anos, já é dona do próprio consultório odontológico que possui vários pacientes diariamente. Ela trabalha com muito amor e isso é inspirador, pois mostra que com esforço e paixão pelo o que se faz os sonhos se realizam. Fiz uma entrevista com ela sobre sua jornada e resolvi trazer aqui para os leitores, quem sabe você não se interessa na carreira?
Entrevista com o vampiro, ops, com a dentista (embora ambos lidam com sangue)
Angel: Por que escolheu esse curso?
Bárbara: Primeiramente, eu queria algo na área da saúde, já pensava em algo como medicina , mas eu teria uma responsabilidade muito grande na medicina enquanto na odonto nem tanto, não que eu não tenha grande responsabilidades, só que a medicina você lida diretamente com a vida de outra pessoa todos os dias, é vivenciar um caso de vida ou morte sempre, então, eu achava que eu não teria emocional para isso. Resolvi conversar com pessoas da área da saúde e me sugeriram tentar odontologia e foi quando tive "o grande estalo" e comecei a pesquisar e pensar sobre a área. Entrei na faculdade sem saber se era isso que eu queria mesmo, mas me apaixonei cada vez mais pela profissão.
Angel: Foi difícil sua jornada até aqui? Qual foi o maior desafio?
Bárbara: Minha jornada não é muito longa, né? (risos) Mas fácil não é, odonto é cheio de desafios. Tem dias que você ama e tem dias que você não sabe se é isso que você quer, mas também tem aquelas dias que você tem absolutamente certeza disso. O mais difícil, eu acho, que foi ter começado muito cedo, tanto ter entrado na faculdade muito cedo com apenas 17 anos o que fazia cada desafio ser dez vezes maior do que se fosse hoje. E também no consultório, ter começado muito nova e por isso ouvir muitos comentários preconceituosos por ser tão nova, as pessoas têm em mente que a carreira de dentista é "coisa de gente velha", mas, na verdade, odonto é algo muito novo e atual, então é preciso sempre se atualizar para não ficar ultrapassado.
Angel: Como é trabalhar na área de odontologia?
Bárbara: Trabalhar na odonto é maravilhoso.É um desafio todo dia, mas no final do expediente é uma sensação de dever cumprido, pois escuto muitas coisas legais como "Nossa, nunca me falaram sobre isso!" ou "Nunca me ensinaram como escovar os dentes e passar fio dental direitinho!". Então, é muito gratificante saber que estou ajudando outras pessoas a ter uma saúde melhor, tanto em casos de cáries, quanto em casos de prevenção.
Angel: O que mais gosta no seu trabalho?
Bárbara: Eu meio que respondi essa pergunta na questão anterior. O que mais gosto é essa sensação de dever cumprido, é ouvir dos meus pacientes que fiz diferença na vida deles, que ensinei eles a escovarem os dentes, pode parecer algo simples e que todo mundo sabe como escovar os dentes, mas na verdade isso não é real, existem jeitos de escovar que só descobrimos quando vamos em um profissional. Eu mesma aprendi como passar fio dental da maneira certa durante meu percurso. Isso pode parecer surpresa, mas quase nenhum paciente sabe passar o fio dental corretamente. Então é isso, resumidamente, é saber que faço a diferença na vida de alguém.
Angel: Foi difícil iniciar seu próprio negócio?
Bárbara: Foi outra caixinha de surpresas, tipo entrar na faculdade. Eu caí de paraquedas num consultório e eu não tinha ideia que iria ter meu próprio consultório tão cedo, eu era formada há 3 meses e já tinha o meu espaço. Foi desafiador, eu me senti insegura várias vezes, não por não conhecer a área, apenas insegurança. Hoje em dia sou muito grata pela oportunidade e sou muito feliz por ter meu próprio negócio. Indico para todos que se você tiver condições: invista no seu próprio negócio e faça seu nome sem fazer o nome dos outros.
Angel: Que dica daria para quem está começando?
Bárbara: Não enlouqueça e não faculdade como parâmetro (risos). Porque o dia a dia clínico é muito diferente da faculdade, até porque na faculdade você tem quatro horas para realizar um atendimento e no consultório no máximo uma hora. Então eu diria mesmo, não surte durante os estudos, não desista, certas coisas são melhores assim como certas coisas são piores. Por outro lado, no consultório a rotina é mais gratificante.
Angel: Qual o seu maior medo na área? E a maior irritação?
Bárbara: Não sei se é necessariamente um medo, mas é o fato de estar lidando com a vida de outra pessoa, qualquer erro é algo muito sério. Já a minha maior irritação é alguns pacientes não darem a mínima para o tratamento, não realizam as orientações e depois culpam o profissional por algum problema no futuro.
Angel: Quais procedimentos você realiza?
Bárbara: Faço limpezas, restaurações, próteses, clareamento, restaurações estéticas, atendimento odontopediátrico... Acho que é isso, lembrando que cirurgia, aparelho e cirurgia de canal não é comigo (risos) passo para minhas companheiras.
Angel: Muitos perguntam sobre o novo clareamento a laser?
Bárbara: Não existe comprovação científica de que o laser, no caso a luz, tenha potencial clareador. O único produto capaz de clarear os dentes é o gel clareador. Então, a ativação com a luz é mais um pretexto para sensibilidade nos dentes, pois o calor gerado nos dentes aumenta a sensibilidade.
Angel: Alguma dica para nós, os pacientes?
Bárbara: Escovar os dentes e passar fio dental, pode parecer básico, mas isso que previne qualquer procedimento odontológico, até uma limpeza. Lembrando que é muito importante ir pelo menos uma vez por ano ir ao dentista para uma revisão.
Angel: Como é ser uma dentista tão jovem que tem um consultório consolidado e um perfil super criativo?
Bárbara: Fico até feliz em saber que acha isso (risos). Às vezes, parece que nem é real de tão perfeito que é, nem nos melhores sonhos eu imaginava que em tão pouco tempo eu teria meu próprio consultório.
Angel: Já enfrentou algum preconceito por ser mulher e/ou jovem?
Bárbara: Por ser jovem sim e muito. Agora não é mais tanto, mas no início me perguntavam sempre "Eu sou sua cobaia?" ou "Você já fez isso antes?" e até mesmo "Você já é formada?". Em relação a ser mulher, nada que eu tenha percebido, porém, frequentemente me sinto meio... Sabe quando você é simpático para não ser grosso? Muitos perguntam sobre meu preenchimento labial e pedem para ver meu clareamento dental, surgem alguns elogios estranhos que fico sem jeito. Mas, dentro da realidade de muitas pessoas, nada muito sério me ocorreu.
Essa foi a entrevista que trouxe aqui pra vocês, espero que seja a primeira de muitas. Convido todas as empreendedoras e empreendedores para uma entrevista, caso tenha um negócio é só me chamar pelas minhas redes sociais.
Espero que tenham aprendido algo novo e entendido um pouquinho da rotina de uma jovem dentista, não esqueça de a seguir no Instagram (@meyerodontologia) que sempre tem posts bem legais sobre cuidado com os dentes. Deixe sua opinião nos comentários.
E claro, já me siga nas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook. E não deixe de conferir meu canal e meu Tik Tok.

Nenhum comentário: